A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou, nesta segunda-feira (25), que a movimentação de cargas no Porto de Santos atingiu em abril 16,5 milhões de toneladas, o maior volume registrado para esse mês, com aumento de 11,5% em relação ao mesmo período de 2025. No acumulado do ano, houve crescimento de 6,6%, com 59,3 milhões de toneladas, a melhor marca para um primeiro quadrimestre da série histórica.
Em abril, a movimentação de contêineres chegou a 508,7 mil TEU, 10,7% a mais que no mesmo mês do ano passado, também a melhor marca para o período. No acumulado do quadrimestre, os 1,91 milhões de TEU representaram crescimento de 5,4% na comparação com 2025.
PUBLICIDADE
Segundo a APS, a movimentação de granéis líquidos foi de 6,6 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses de 2026, com aumento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2025 e novo recorde para um primeiro quadrimestre. Em abril, foi movimentado 1,7 milhão de toneladas. Os destaques do primeiro quadrimestre foram os aumentos do embarque de diesel, óleo combustível e gasolina, de 27,9%, 23,9% e 15,8%, respectivamente.
Os granéis sólidos chegaram a 29,2 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2026, 8,2% a mais que em 2025, outro recorde para o período. Soja em grãos, com 54,8%, açúcar, com 16%, e soja peletizada, com 12% apresentaram os maiores crescimentos. No mês de abril, a movimentação de granéis sólidos avançou 16,2% ante abril de 2025.
A autoridade portuária informou ainda que a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,5% nos quatro meses de 2026. No período, a China ampliou a sua condição de principal parceiro comercial, e cerca de 31,9% das transações comerciais nacionais com o exterior que passaram pelo Porto de Santos tiveram o país asiático como origem ou destino.














