O governo do Estado oficializou nesta quinta, após reunião com a Secretaria Especial dos Portos, a inauguração do novo berço de atracação do Porto de São Francisco do Sul, prevista para o início de dezembro. A presidente Dilma Rousseff, que deve vir ao Estado entre o fim de novembro e o começo de dezembro para anunciar obras de prevenção a cheias, foi convidada a participar da solenidade.
Com investimentos de R$ 30 milhões, as obras no terminal de São Francisco vão ampliar a capacidade de embarque e desembarque de mercadorias e facilitar as manobras dos navios acima de 300 metros de comprimento.
— O terminal de São Francisco terá um aumento de 20% na sua capacidade. Hoje, nós exportamos 12% da produção de grãos do Brasil. Com o novo berço, esse volume deve aumentar em 20%. E nós temos a condição de entregar esse serviço já no início de dezembro deste ano — disse o governador Raimundo Colombo.
Hoje, o Porto de São Francisco é o sétimo do País em movimentação de carga, com cerca de 11 milhões de toneladas movimentadas em 2012. E o ritmo continua em crescimento. Em setembro, o volume foi 17% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento é de 24%.
Recursos para Imbituba
Nesta quinta, na mesma reunião, foi confirmado o repasse de R$ 93 milhões, dos governos estadual e federal, para obras no Porto de Imbituba. O investimento deverá duplicar a capacidade de movimentação de cargas do porto nos próximos três anos.
Fonte: A NOTÍCIA
PUBLICIDADE