A ONC Certificação confirmou, após auditoria realizada em julho de 2025, a concessão ao Porto de São Francisco do Sul (SC) das certificações ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e 14001 (Gestão Ambiental). O porto recebera as certificações em 2022. Além dele, também foram certificados o Porto do Itaqui, no Maranhão, e o de Suape, em Pernambuco.
Segundo a administração do porto catarinense, em julho foram auditados novamente todos os requisitos das certificações ISO. A gerente de planejamento de São Francisco do Suel, Suellen Jovita, explicou que em 2023 e em 2024 a ONC Certificação havia feito auditorias pontuais. “Neste ano, é como se tivesse sido realizado um novo processo de certificação”, explicou.
PUBLICIDADE
A auditora Sandra Mariano concluiu que os processos e operações do porto atendem aos objetivos institucionais e estratégicos da organização e aos requisitos das normas ISSO. De acordo com o relatório da auditoria externa, as áreas operacionais e técnicas administrativas foram avaliadas quanto a sua capacidade de atendimento de forma eficaz às exigências legais, contratuais, socioambientais e comerciais.
De acordo com a avaliação da ONC, o Porto de São Francisco do Sul está estruturado para suportar as operações atuais e a evolução de suas atividades. Além disso, o relatório informa que foi identificado o atendimento aos requisitos normativos e o alinhamento às melhores práticas de governança, sustentabilidade e manutenção de contas do setor público e logístico-portuário. A auditoria atestou ainda que o porto oferece infraestrutura suficiente de navegação, acostagem, entrega e armazenamento de mercadorias.