Semana Prevenção de Acidente no Trabalho Portuário tem bom público
Cerca de 1 mil trabalhadores participaram da 13ª Semana Integrada de Prevenção de Acidente no Trabalho Portuário (Sipatp).
O evento, que aconteceu de 8 a 12 de novembro, na sede do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto do Rio Grande (Ogmo-RG), proporcionou aos trabalhadores a oportunidade de se atualizar e também ter informações sobre métodos seguros não só no trabalho, como também no seu dia-a-dia. O evento foi uma realização do Ogmo, da SUPRG e da Sagres.
No primeiro dia do evento, membros do SESSTP e da CPATP falaram sobre os aspectos legais que ainda oferecem dúvidas no ambiente de trabalho portuário. Ainda no mesmo dia, o engenheiro de segurança Cleiton Lages, do Tecon, falou sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um grupo composto por várias empresas que atuam solidariamente em situações de sinistros diversos, como incêndios, acidentes com produtos químicos etc.
No segundo dia, a Semana de Prevenção iniciou-se com o foco na saúde do trabalhador. Foram realizados exames diversos como de avaliação dos níveis de colesterol e glicose e verificação de pressão arterial com o apoio de alunos do Senac. Durante todo o dia, as mulheres portuárias estiveram presentes com uma feira para apresentar seus produtos artesanais.
Também foi ministrada a palestra "Prática de exercícios com saúde", pelo médico do trabalho do Ogmo, dr. Mauro Curi, no período da manhã. À tarde, "Prevenção de acedentes" foi o assunto tratado pelo técnico de segurança do trabalho José Rui Soares de Araújo e pela técnica de segurança Neusa Maria Cantos Caldeira. Ainda pela tarde, foram realizados testes de acuidade visual com apoio da Ótica Estima.
O foco na saúde continuou no terceiro dia do evento, com testes de glicemia e, novamente, verificação de pressão arterial. O Tenente Canary, da Brigada Militar, palestrou sobre "Prevenção ao Uso de Drogas" com depoimento de um ex-usuário de entorpecentes. Depoimentos do Grupo Alcoólicos Anônimos (AA) concluíram a programação daquele dia.
Na quinta-feira, deu-se a continuidade dos testes de glicemia, com a técnica de enfermagem Christiane Souza, e verificação de pressão arterial. Também houve a palestra abordando "Ergonomia no Trabalho Portuário", com o engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do curso técnico do Senac, Domingos Antonio Lopes, esquete teatral "Comigo Não!", com o Grupo de Oficinas do Teatro Municipal do RG, sobre o uso do EPI no local do trabalho.
PUBLICIDADE
Fonte: Jornal Agora (RS)