A Secretaria de Portos (SEP) apresentou na terça-feira (23) na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) o projeto “Cadeia Logística Inteligente”. O Programa conta com recursos do Governo Federal, por meio da SEP, no valor de R$ 115 milhões. Este projeto faz parte do Porto Sem Papel, criado para desburocratizar os acessos marítimos. Agora por terra, o “Cadeia Logística Inteligente” irá minimizar o tráfego de caminhões e trens nas vias de acesso aos portos. O Programa conta com a participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Apresentado ao Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, o projeto permitirá o monitoramento da carga destinada ao porto desde sua origem, viabilizando o fornecimento antecipado de informações e facilitando a programação para agilizar as operações.
A primeira reunião consiste na coleta de dados com preenchimento pelos agentes envolvidos de formulário eletrônico, desenvolvido para detectar as particularidades da logística e da infraestrutura do porto e de seu entorno por agentes e intervenientes no processo. Os formulários estão disponíveis através do site www.labtrans.ufsc.br/sep/questionarioscadeialogistica.
Os trabalhos já foram iniciados no Porto de Vitória, mês passado, e será apresentado no Porto do Rio até o fim deste ano. No total, 12 portos públicos serão contemplados com esse projeto.
Fonte: SEP
PUBLICIDADE