A empresa vencedora para elaborar o projeto básico terá as informações utilizadas no processo de concessão do novo porto, que deverá ser construído numa área de 376,1 mil metros quadrados
Fabrizio Pierdomenico, presidente da Comissão Julgadora, recebeu as propostas. Foto: Janine Moraes/SEP Fabrizio Pierdomenico, presidente da Comissão Julgadora, recebeu as propostas.
Brasília - A Secretaria Especial de Portos (Sep) recebeu, até as 11h (horário de Brasília) desta sexta (11) propostas de três empresas interessadas na elaboração do projeto básico da obra do Porto Novo de Manaus, que será construído na área da antiga Companhia Siderúgica do Amazonas (Siderama).
De acordo com a secretaria, o Grupo Lira, Um Consórcio Italiano e APM Terminal apresentaram documentação, mas o prazo para recebimento termina às 18h. O presidente da Comissão Julgadora, Fabrizio Pierdomenico, que também é secretário de Planejamento Portuário da Sep, deverá abrir as propostas na próxima terça-feira (16), com a participação de todos os interessados.
A expectativa é concluir a análise dos projetos até o fim do ano, segundo informações da assessoria da secretaria.
A empresa vencedora para elaborar o projeto básico terá as informações utilizadas no processo de concessão do novo porto, que deverá ser construído numa área de 376,1 mil metros quadrados, na Estrada do Paredão, BR-319, no Distrito Industrial. A autarquia federal foi extinta em 1997 e teve sua área doada à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Pelas regras da SEP, a empresa que vencer a seleção do projeto básico poderá participar da licitação da concessão do porto nas mesmas condições que as demais participantes. Caso perca a concorrência, poderá ser ressarcida dos custos do projeto pela empresa vencedora.
A construção do novo porto é um dos compromissos assumidos pelo governo federal, quando delegou a administração portuária ao Estado do Amazonas, em 1997, o que retirará a operação de cargas do Porto Organizado, no Centro, que foi arrendado em 2001 a empresas particulares.
Fonte: portal@d24am.com/Ana Cláudia Leocádio
PUBLICIDADE