Navalshore 2024

Setor portuário se despede de Clythio van Buggenhout

Diretor de relações governamentais da Cargill e presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), presidiu Companhias Docas do Pará entre 2007 e 2009.


O setor portuário se despediu, nesta quarta-feira (27), de Clythio Backx van Buggenhout, diretor de relações governamentais da Cargill e presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). Ele presidiu a Companhia Docas do Pará (CDP) entre 2007 e 2009. Na Cargill, foi diretor de portos entre 2009 e 2019, quando assumiu o atual posto. A notícia do falecimento do executivo consternou agentes do setor, que publicaram mensagens nas redes sociais destacando o perfil atuante de van Buggenhout. 

Durante a abertura do 8º Encontro da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), em Brasília, o diretor-presidente da associação, Murillo Barbosa, destacou que van Buggenhout era uma unanimidade no segmento portuário. Barbosa lembrou que ele foi um dos mentores da ATP, onde também foi conselheiro. "Foi um falecimento surpreendente de uma pessoa cheia vida e de planos. Tínhamos uma amizade de mais de 20 anos e planos conjuntos para o desenvolvimento do setor portuário que foram interrompidos abruptamente", disse Barbosa, acompanhado por aplausos.

A ABTP divulgou uma nota de pesar a seus associados comunicando o falecimento do presidente do conselho deliberativo da entidade. "Neste momento de dor, nós da associação, nos solidarizamos com a família e amigos e expressamos nossas mais sinceras condolências por essa perda irreparável", manifestou a ABTP em nota, assinada por seu diretor-presidente, Jesualdo Silva. A associação destacou que Clythio deixa um grande legado de trabalho, feito com ética, compromisso e respeito ao próximo, além de importante contribuição ao desenvolvimento do setor e do país.

A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) lamentou o falecimento de van Buggenhout, onde foi conselheiro. "Pessoa reconhecidamente íntegra e fidalga, liderança visionária do desenvolvimento da cadeia logística e do setor portuário amazônico. Neste momento de tristeza, prestamos nossa solidariedade e condolências aos entes queridos, amigos e profissionais que tiveram a oportunidade de compartilhar de seus ensinamentos", comunicou a Amport em nota.

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) também comunicou com pesar o falecimento de van Buggenhout, que era engenheiro naval e associado à entidade. "Lamentamos a perda de um brilhante palestrante em nossos eventos hidroviários. Que os bons momentos de convívio com o Clythio, sirvam de consolo a todos os familiares e amigos", manifestou em nota. O velório está previsto para esta quinta-feira (28), em São Paulo (SP). A causa da morte não foi divulgada.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira