SANTOS - Seis consórcios e duas empresas apresentaram nesta sexta-feira propostas para implantação do Sistema de Gerenciamento de Informação do Tráfego de Embarcações no porto de Santos, o Vessel Traffic Management Information System (VTMIS). As propostas foram dos consórcios Porto Controlado; Indra VTMIS Santos; DF S.A.; JRC – Módulo; VTMIS Sice – Stee; Teleporto e das empresas Atech Negócios em Tecnologia S.A. e Dataprom Equipamento e Serviços de Informática Ltda.
O sistema eletrônico de informações auxiliará o fluxo de navios no canal de navegação do porto, aferindo, por exemplo, riscos em dias de mau tempo e facilitando a navegação. Omecanismo já é usado nos principais complexos do mundo. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) já tinha lançado uma licitação do VTMIS antes, mas o edital foi suspenso.
A nova concorrência contempla o fornecimento dos equipamentos, software e treinamento de pessoal necessário, incluindo as obras civis, pelo prazo de 44 meses. Os próximos passos serão as análises da habilitação das licitan tes e, depois, das propostas de preço.
O VTMIS será totalmente integrado ao Porto Sem Papel, programa do governo federal de desburocratização, e terá compatibilidade com o sistema de acessos das áreas primárias do porto de Santos, o ISPS Code.
PUBLICIDADE
Segundo a Codesp, a obtenção de dados ambientais (meteorológicos e oceanográficos) é um dos benefícios a ser gerado pelo VTMIS, permitindo à Codesp um melhor estudo dos efeitos de suas atividades no meio ambiente da região. O projeto prevê a implantação de uma rede de sensores ambientais com esse objetivo.
Em nota, a estatal afirma que o VTMIS contará com um subsistema meteorológico que terá como função “assegurar a operação portuária em condições normais e seguras, medindo em tempo real as variáveis climáticas, tais como v isibilidade, temperatura, velocidade/direção do vento e pluviosidade”.
Fonte: Valor Econômico/Fernanda Pires