Navalshore 2024

SPA passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global

A Santos Port Authority (SPA) acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

O presidente da SPA, Fernando Biral, ressalta que a adesão ao Pacto Global integra a agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, na sigla em inglês), que ganhou centralidade na condução da companhia. “Estamos felizes em fazermos parte dessa ação em prol das pessoas e do meio ambiente. Como participante do Pacto Global, a SPA se propõe a zelar pelos princípios universais, seguindo a meta de se tornar cada vez mais sustentável, global e inovadora”, disse o executivo. A SPA solicitou a adesão ao Pacto Global em junho.

PUBLICIDADE


Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.

Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de água, alimentos e agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1,1 mil membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Agora, a SPA definirá as plataformas de ação que nortearão suas iniciativas vinculadas ao planejamento estratégico 2021-2025 da companhia. Quem adere ao Pacto Global como participante tem direito a integrar até quatro das sete plataformas disponíveis. Segundo Biral, a SPA formalizará a opção por quatro delas: “Ação pela Água”, “Ação pelo Clima”, “Ação contra a Corrupção”, e “Ação para Comunicar e Engajar”.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira