Objetivo explorar as pontencialidades das hidrovias
A Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH-RS) deverá realizar ainda neste semestre um seminário que irá tratar sobre integração e logística hidroviária. A proposta do titular da SPH-RS, Vanderlan Vasconselos, prevê a busca de apoio junto à Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidrovias (ABEPH), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Ministério dos Transportes, para o financiamento de um estudo de projeto nacional de logística de cargas.
A proposta, segundo Vanderlan atingiria produtos e passageiros com abrangência entre Portos Marítimos e de Interiores do Brasil. "Precisamos mostrar aos empreendedores, produtores e sociedade organizada, que o transporte naval, marítimo e pluvial, usado como modelo internacional, pode mover nossa economia com mais qualidade, sustentabilidade ambiental, econômica e eficácia administrativa", afirma o superintendente. "Isso tudo com redução do volume de engarrafamentos em nossas estradas, redução de despesas com combustíveis, pedágios, insegurança, perda de produtos no transporte, proteção ao meio ambiente entre outras."
O diretor da SPH destacou que o tema começou a ser discutido na primeira reunião oficial do Conselho Deliberativo da ABEPH, realizado no dia 18 de fevereiro, na Companhia das Docas da Paraíba (PB), na cidade de Cabedelo. Na ocasião, Vanderlan foi recebido por Wilbur Holmes Jácome, diretor do Porto de Cabedelo (PB) e Luiz Carlos Kuzolitz. "A hidrovia é um modal de transporte vital e o Brasil é privilegiado em toda sua extensão com rios que são hidrovias em potencial. É o nosso tempo de movimentar e fazer com que isso realmente seja aproveitado em toda sua capacidade."
FonteJornal Agora (RS)
PUBLICIDADE