A Standard Logística está investindo R$ 10 milhões na ampliação de seu armazém para cargas frigoríficas em Cubatão (SP). Quatro anos depois de inaugurada, a unidade passará a ter uma nova câmara frigorificada, o que resultará em uma capacidade estática para 20 mil posições paletes - aumento de 33,3% sobre a atual oferta de espaço. Segundo o presidente da empresa, José Luis Demeterco, a ampliação é reflexo do aumento do volume de cargas verificado, principalmente, após investimento em um corredor ferroviário a partir de Mato Grosso. "Com o investimento no ramal ferroviário em Alto Taquari (MT), viabilizamos as cargas das unidades de Mato Grosso e Goiás para o porto de Santos. Antes, elas saíam pela região Sul."
Em 2010, saíram da unidade da Standard em Cubatão rumo ao porto de Santos 12 mil contêineres, alta de 30% sobre 2009. A expectativa é crescer o mesmo percentual em 2011, diz Demeterco. A obra teve início em fevereiro e a projeção é que a câmara esteja em funcionamento entre maio e junho. A ampliação prevê o aumento de 16 para 20 docas de caminhões, para acompanhar o número de embarque e desembarque.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras de carnes congeladas somaram 1,5 milhão de toneladas em 2010, crescimento de 27,2% na carne bovina e de 19,7% no frango.
No fim de 2010, a Standard anunciou fusão com a Brado Logística, empresa criada pela ALL (América Latina Logística).
Fonte: valor Econômico/Fernanda Pires | Para o Valor, de Santos
PUBLICIDADE