Receba notícias em seu email

MSC

Stonepeak investe US$ 2,4 bilhões para ter participação em 10 terminais da CMA CGM no Brasil e em mais 5 países

A CMA CGM e a empresa de investimentos Stonepeak anunciaram um acordo para criar nos Estados Unidos a joint-venture United Ports LLC, para dividir dez dos principais terminais portuários operados pela CMA CGM em todo o mundo. No Brasil, a negociação envolve o terminal da Santos Brasil, no Porto de Santos, em São Paulo. A Stonepeak vai aportar 2,4 bilhões de dólares para ter participação de 25% nos terminais, mas a CMA CGM manterá o controle operacional, segundo informações divulgadas pela publicação especializada World Cargo News. A expectativa é de que a transação seja concluída no segundo semestre de 2026.

Além do terminal da Santos Brasil (foto), a negociação envolve o Los Angeles Fenix Marine Services, em Los Angeles e o Port Liberty, em Nova York e Bayonne, ambos nos Estados Unidos, o CSP Valencia, o CSP Bilbao, o Terminal Marítima del Guadalquivir e o TTI Algeciras, na Espanha, o Nhava Sheva Freeport Terminal, na Índia, o CMA CGM Kaohsiung Terminal, em Taiwan, e o Gemalink, no Vietnã.


PUBLICIDADE



A CMA CGM e a Stonepeak deterão participações de 75% e 25% na United Ports LLC, respectivamente, e a CMA CGM. O grupo francês de transporte marítimo planeja reinvestir os 2,4 bilhões de dólares da transação no crescimento de seus negócios principais, além de expandir a capacidade de sua cadeia de suprimentos por via marítima, terrestre, aérea e logística.

O presidente e CEO do CMA CGM, Rodolphe Saadé, explicou que a criação da United Ports LLC, em parceria com a Stonepeak, visa ampliar as atividades portuárias, nos Estados Unidos e globalmente. "Por meio dessa aliança estratégica, reunimos dez terminais operados pela CMA CGM em seis países”, disse.

Saadé destacou a experiência da Stonepeak em infraestrutura e informou que o objetivo do acordo é fortalecer a capacidade do grupo CMA CGM continuar investindo em terminais portuários. “Vamos garantir o acesso a portos de entrada para mercados estratégicos e melhorar a qualidade do serviço para nossos clientes", explicou.

James Wyper, diretor executivo sênior nos Estados Unidos e chefe de Transporte e Logística da Stonepeak, afirmou que joint venture representa para a empresa oportunidade de investir em um conjunto de terminais de alta qualidade e estrategicamente localizados. "Os terminais de contêineres desempenham papel essencial no comércio global e estão entre os ativos de infraestrutura de transporte mais difíceis de substituir ou replicar".

A CMA CGM opera em mais de 420 portos com frota de mais de 650 embarcações, enquanto a Stonepeak, que tem sede em Nova York, nos Estados Unidos, é uma empresa de investimentos alternativos especializada em infraestrutura. A estimativa é de que o grupo americano tenha sob sua gestão ativos avaliados em aproximadamente 80 bilhões de dólares.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira