O Complexo Industrial Portuário de Suape lança nesta terça-feira (14) a segunda edição do Suape Conecta. O evento foi idealizado para otimizar o relacionamento com as empresas instaladas no território estratégico da estatal. Também é a oportunidade para apresentar as ações e plataformas corporativas e de sustentabilidade implantadas na região, possibilitando a geração de novos negócios em sintonia com o equilíbrio socioambiental. Durante o encontro, será realizada edição do Projeto Tô na Feira, que promove produtores locais da região de Suape, além do lançamento do Relatório de Sustentabilidade no GRI/2021.
A GRI (sigla em inglês para Global Reporting Initiative) é uma organização internacional independente, fundada em 1997, pioneira na criação de diretrizes que conferissem aos relatórios de sustentabilidade a mesma credibilidade e verificabilidade dos relatórios econômico-financeiros. Atualmente, os padrões GRI são adotados por cerca de 75% das 250 maiores empresas do ranking da Fortune 500, com o objetivo de medir o desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.
PUBLICIDADE
“O modelo GRI incorpora a metodologia de referência internacional, de forma a tornar ainda mais transparente a geração de valor das práticas e das ações corporativas e as questões nas quais há possibilidade de evolução. Usando os mesmos indicadores de outros portos de classe mundial, Suape poderá comparar a eficiência de suas operações com empresas brasileiras e estrangeiras. Investidores, colaboradores, fornecedores, agentes reguladores, governo, sociedade e todas as partes interessadas nos dados terão à disposição importante ferramenta de avaliação integrada”, explica o diretor-presidente do complexo industrial portuário, Roberto Gusmão.
“Elaborar o relatório nesse padrão nos permite gerir corretamente os indicadores ambientais, sociais e econômicos. A adoção do GRI revela o compromisso de Suape com a transparência. É uma ferramenta construída com a participação dos atores envolvidos no funcionamento do porto, ouvindo as comunidades impactadas diretamente, buscando se expressar abertamente, para que possamos construir soluções coparticipativas para qualquer problema identificado”, acrescenta o diretor de Planejamento e Gestão, Francisco Martins, que fará a apresentação do relatório aos participantes. O GRI digital é um documento composto por 150 páginas, recheado de fotos, gráficos, tabelas e informações sobre o desempenho da empresa em 2021.
Para Roberto Gusmão, o Suape Conecta é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com as empresas após as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. “Vivemos um momento de retomada econômica. Acredito que o evento trará aproximação maior com os atores envolvidos no desenvolvimento do porto e da região. Há previsão de grandes investimentos para os próximos anos e, em parceria com o Sebrae, vamos dar melhor suporte para as empresas com a chegada de fornecedores locais”, pontua.
Tô na feira
O Complexo de Suape aproveitará a oportunidade para divulgar o Projeto Tô na Feira, iniciativa criada para dar visibilidade às comunidades produtoras do território, divulgando e comercializando seus produtos, entre frutas, hortaliças a artesanato. O Tô na Feira é realizado periodicamente no centro administrativo de Suape. Ao longo do evento, serão exibidos vários vídeos dos projetos socioambientais desenvolvidos nas comunidades do território estratégico, a exemplo do Suape Incentiva, da Estação Compartilhar, entre outros.