O Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) lançou, na última terça-feira (22), uma chamada pública de inovação aberta, no formato de contrato público para solução inovadora (CPSI). O edital estará disponível a partir desta quarta-feira (23) no site do porto. A iniciativa foi apresentada no estande de Suape durante a abertura da 29ª Intermodal South America, em São Paulo (SP), e tem como objetivo atrair empresas, startups e especialistas em tecnologia de todo o país para propor soluções que gerem impactos reais na gestão pública e no desenvolvimento do setor portuário.
Durante o lançamento, também foi assinado o contrato de exploração comercial do Port Management Information System (PMIS), sistema desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos Avançados do Recife (Cesar). A solução digital, criada para otimizar a gestão das operações portuárias e o tráfego marítimo, será ofertada a outros portos brasileiros. “Suape é um porto robusto que pede por times dedicados que trabalhem soluções inovadoras para a otimização dos processos”, afirmou o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto. Já a diretora de inovação e transformação digital, Adriana Martin, classificou os lançamentos como “um marco no setor portuário brasileiro”.
PUBLICIDADE
No mesmo espaço, foram realizados encontros estratégicos com representantes de 15 portos públicos durante a 2ª Assembleia Ordinária da Abeph, que discutiu o projeto de lei 733/2025 sobre a exploração portuária. O estande de Suape também recebeu a ministra substituta de portos e aeroportos, Mariana Pescatori, e representantes de empresas do setor de energias renováveis. A participação de Suape na feira segue até esta quarta-feira (24), com reuniões e experiências imersivas para o público, incluindo uma viagem virtual às instalações do porto com óculos 3D.