A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) informou, nesta segunda-feira (13), que entregou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira (EVTEA) e minutas do contrato e do edital para arrendamento à iniciativa privada do Terminal SUA 01, destinado à movimentação e armazenagem de veículos e cargas Ro-Ro (Roll-on/Roll-off). A autoridade portuária explicou que, pós a aprovação técnica pela Antaq, o processo será submetido à análise do Tribunal de Contas da União (TCU), e que a expectativa é de que o leilão seja realizado em maio de 2026.
Localizado na retroárea do Cais 4, o terminal é destinado à exportação e importação e, segundo a administração do complexo de Suape, o objetivo do arrendamento é reforçar o terminal como hub de movimentação de veículos. De acordo com a autoridade portuária, de janeiro a agosto, passaram pelo porto 65.010 unidades, 7% a mais que no mesmo período de 2024, ano em que o total de operações Ro-Ro no local foi de 80.051 unidades, a maioria para exportação.
PUBLICIDADE
A proposta é de que o arrendamento seja inicialmente por 25 anos, cabendo ao arrendatário os investimentos para construção de edificações administrativas e operacionais e em equipamentos e sistemas para viabilizar a operação. O projeto prevê capacidade mínima de 4.218 vagas, de movimentar 127 toneladas por hora e movimentação anual de 100 mil veículos.
A administração de Suape informou que o terminal que será oferecido para arrendamento tem 101.391 metros quadrados e é pavimentado em concreto rígido. Ele é destinado a movimentação de carros de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas rodantes, nos sentidos importação e exportação.