O Complexo Industrial Portuário de Suape (PE) obteve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para seguir com o processo de licitação do Terminal de Veículos. A autorização da Antaq, publicada na última sexta-feira (5), atesta a regularidade da documentação e permite o arrendamento para a iniciativa privada. O edital, que será lançado até maio de 2026, prevê investimento privado estimado de R$ 4,6 milhões, destinado a melhorias operacionais e estruturais no terminal.
Atualmente, o espaço já funciona como Hub de Veículos, atendendo às demandas de exportação e de importação, com destaque para o escoamento da produção da Stellantis, pátio automotivo localizado em Goiana (PE), além da chegada de automóveis produzidos por outras montadoras. A área total do terminal SUA 01 é de 101,4 mil metros quadrados, totalmente pavimentada em concreto rígido.
PUBLICIDADE
Com a licitação, a infraestrutura, que hoje conta com cercamento, iluminação, instalações elétricas, guaritas, rede de drenagem, entre outros, será ampliada. Além disso, vai fortalecer os sistemas de segurança, preparando o porto para o crescimento da cadeia automotiva e para o aumento da circulação de modelos eletrificados. A medida acompanha o avanço da indústria nacional nesse segmento e projeta Suape como porta de entrada para o desenvolvimento da mobilidade sustentável no país.
Para a administração de Suape, o arrendamento fortalecerá o Hub de Veículos do complexo industrial portuário. De janeiro a outubro deste ano, já passaram pelo porto pernambucano 71.636 unidades automobilísticas, número 7% superior ao que foi registrado no mesmo período de 2024. “Este é um passo estratégico para o crescimento da cadeia automotiva em Pernambuco. Um terminal mais moderno e seguro permitirá ganhos logísticos, atração de novos parceiros e ampliação da movimentação de veículos”, ressaltou o diretor-presidente, Armando Monteiro Bisneto.


















