Navalshore 2024

Suape testa desembarque de carros

Armador japonês K line desembarca amanhã, no Porto de Suape, 228 carros Chevrolet Agile. Carga saiu do Porto de Zarate, na Argentina, no dia 12
A General Motors (GM) realiza amanhã a operação piloto da sua central de distribuição de veículos (CDV), no Complexo Industrial Portuário de Suape. O navio STX Oriole, do armador japonês K Line, vai atracar no cais 4 do porto entre 11h e 12h, trazendo 228 veículos Chevrolet Agile, importados da Argentina. A carga saiu do porto argentino de Zarate, no último dia 12, e fez escalas em Rio Grande, Santos e Rio de Janeiro. O desembarque dos veículos está previsto para 14h. A ideia era que essa primeira operação fosse realizada com pompa, contando com a presença do governador Eduardo Campos e do presidente da GM para o Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, mas o evento oficial só deve ocorrer dentro de mais 15 dias, quando vai chegar o segundo navio trazendo 500 carros.
“Essa primeira operação será experimental. Queremos medir o tempo de desembarque e fazer anotações de informática para balizar os próximos desembarques”, diz o diretor de operações de Suape, Jorge Dias. A previsão é descarregar pelo menos 100 veículos por hora. A diretoria do complexo espera que os carros estejam em terra antes de anoitecer.
Os veículos vão chegar num navio do tipo roll on - roll off (rolar para dentro/rolar para fora). São embarcações que possuem um costado (parte lateral) bem maior do que os outros e permite que as cargas entrem e saiam por meio de rampas, a exemplo de carros, caminhões e ônibus. “Com 12 porões (andares), o navio é uma espécie de edifício-garagem”, compara Edvaldo Batista, diretor da Comércio e Navegação E.Batista, operador portuário da K Line.
O operador explica que uma equipe de 16 profissionais será responsável pelo desembarque. “Os estivadores para essa operação têm curso de especialização para a condução de veículos”, destaca. Os estivadores serão responsáveis pelo desembarque do navio para o cais. Já a transferência do cais para o pátio público de veículos de Suape será realizado pela Start Navegação.
Jorge Dias afirma que após essa operação-piloto, o porto deve receber dois navios de veículos por mês, cada um trazendo 500 carros. “Esperamos que os automóveis fiquem, no máximo, uma semana no pátio público para que sejam viabilizadas as próximas operações”, diz. No pátio alfandegado será realizada a liberação da carga pela Receita Federal.
Os veículos importados pela GM serão distribuídos no mercado nordestino. O anúncio da CDV aconteceu em janeiro de 2008, num evento com direito a showroom da GM e fotos do governador Eduardo Campos e Jaime Ardila pilotando os carros. A previsão era que a operação fosse iniciada em 2009, mas a crise global e as discussões sobre impostos postergaram a inauguração.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)/Adriana Guarda

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira