O superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, e o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, foram homenageados na última quarta-feira (22), durante as comemorações do Dia Nacional do Agente Marítimo. A cerimônia, promovida pelo Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar), foi realizada na sede da Capitania dos Portos, em Paranaguá.
“O superintendente da Appa está há pouco tempo à frente da administração do Porto de Paranaguá, mas neste curto período já foi possível colher os frutos desta excelente administração, principalmente a abertura ao diálogo. Junto à Capitania dos Portos, o Capitão Rabello tem se mostrado peça importante em todas as discussões, sempre integrado à comunidade parnanguara”, afirmou o presidente do Sindapar, Argyris Ikonomou.
AGENTE MARÍTIMO – O agente marítimo é a pessoa jurídica que responde por todos os atos originários de um determinado navio. É o representante do armador (o dono do navio), que providencia todos os registros necessários antes da embarcação atracar no porto. É o agente quem responde pelas condições do navio, os problemas com a tripulação, acidentes, embarques e desembarque das cargas, além de emitir à Receita todas as informações sobre a embarcação.
Para o superintendente Airton Vidal Maron, o trabalho desenvolvido pelos agentes marítimos é fundamental para o sucesso das transações comerciais realizadas no Porto. “É justo que os agentes tenham este dia de agraciamento, para ressaltar a importância que possuem em todo o sistema. E a homenagem que recebemos hoje é extensiva a todos os portuários porque é o esforço de todos que vai coroar de sucesso a nossa gestão”, disse o superintendente.
O Capitão dos Portos do Paraná também ressaltou a importância dos agentes marítimos dentro da atividade portuária. “A representatividade que os agentes marítimos têm para todo o desenvolvimento do Brasil é muito grande. Mais de 90% do comércio exterior brasileiro é feito através do comercio marítimo e são os agentes marítimos, como representantes legais dos armadores, que fazem o elo de ligação entre todos os atores do sistema para que a engrenagem do porto possa funcionar de forma continua e fluida”, disse o capitão.
De acordo com dados do Sindapar, existem em Paranaguá 35 agências marítimas e cerca de 400 agentes marítimos trabalhando na atividade.
Fonte:Agência Estadual de Notícias
PUBLICIDADE