A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) recebeu, na última semana, representantes da Secretaria Especial de Portos (SEP). Estiveram presentes, o analista de infraestrutura da SEP, Limber Ocampo e o assessor técnico da SEP, Luiz Ricardo Konarski.
Entre as atividades realizadas em Rio Grande, foi incluída uma vistoria à obra de recuperação e prolongamento dos Molhes da Barra. A obra realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está concluída e deve ser inaugurada em breve.
Durante a visita da SEP, também foram apontadas algumas pendências no projeto para a modernização dos 1.125 metros de cais público. Em reunião com os projetistas, foram discutidos alguns pontos que precisam ser avaliados para que o projeto possa ser licitado. Além disso, a SUPRG comunicou à SEP a maneira como o porto está procedendo em relação ao mapeamento do muro do cais.
A SUPRG ainda informou que a sísmica rasa, que determina o volume real a ser escavado para realização da obra do cais, está em fase de apresentação das propostas do processo de licitação.
As obras de prolongamento dos Molhes e de modernização do cais estão incluídas nos recursos de R$ 360 milhões do PAC, que serão investimentos no Porto do Rio Grande. Já o recurso para a batimetria é oriundo da contrapartida do Porto do Rio Grande para a obra do cais. “Estamos avançando para recuperar o tempo perdido. Rapidamente teremos o início das obras para a modernização do cais”, afirmou o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes.
Fonte: Jornal Agora (RS)
PUBLICIDADE