Receba notícias em seu email

Navalshore

SUPRG visita instalações da CMPC Celulose Riograndense

Após realizar visitas aos sindicatos e operadores da orla portuária, a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) iniciou, a partir de sexta-feira, uma série de visitas aos clientes do porto rio-grandino a fim de estreitar relações e avaliar o trabalho em andamento.

Na manhã de sexta, 4, o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, acompanhado do chefe de gabinete, Gustavo Garima, e do diretor geral da Sagres, Marcos Fonseca, esteve na CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. Eles foram recebidos pelo diretor presidente da empresa, Walter Lidio Nunes, o gerente de projetos, Otemar Alencastro, o gerente comercial, Sérgio Kilpp, gerente de logística, Roberto Hallal e o gerente de comunicação, Francisco Bueno.

Segundo Nunes, a relação de Guaíba com o porto é antiga, da década de 70. “O setor de celulose tem uma competitividade internacional muito grande, que permite ficar no mercado mesmo em crise”, destacou. De acordo com o diretor da Sagres, a celulose é uma carga tradicionalmente transportada através do porto. “A operação sempre obedece ao patamar de 300 mil toneladas de entrada e outras 300 mil toneladas de saída”, salientou.

Segundo Nunes, além da licença ambiental, o setor tem que trabalhar com a licença social através da conversa com a sociedade. Conforme ele, a empresa é a maior proprietária privada de área de preservação. O diretor da Celulose Riograndense também ressaltou que o Brasil planta dez vezes menos que o Japão, sendo que no país são 6 milhões de hectares de área plantada. Apenas nas ilhas japonesas esse número chega a 60 milhões de hectares e na China são outros 60 milhões de hectares.

Durante a visita, também foi abordada a questão do envolvimento da comunidade no processo de implantação de uma empresa. “É preciso incorporar a temática da qualificação da mão-de-obra desde o início. A população precisa ter a perspectiva do emprego, por isso ela deve ser integrada ao planejamento global da empresa”, afirmou Lopes.

O superintendente também explanou sobre os projetos para o porto e as ações em andamento. “Vim para dizer que somos parceiros e queremos aumentar cada vez mais os negócios com esta empresa”, finalizou.

SPH e Metroplan

Já na tarde do mesmo dia, o superintendente do porto reuniu-se com o diretor superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Elir Domingo Girardi, e o superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Vanderlan Vasconcelos. Em pauta, esteve a questão da travessia entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte. Lopes relatou a situação atual do transporte. Ficou acertado para a próxima semana, uma nova reunião a fim de definir o modo de operação e fiscalização do serviço.

Fonte: Jornal Agora (RS)


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira