Ecobrasil

Tarifas e rapidez do Porto de Paranaguá ampliam em 28% a exportação de couro

A exportação de couros pelo Porto de Paranaguá cresceu 28% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2010, foram movimentadas 61,6 mil toneladas do produto, que geraram receita de mais de US$ 195 milhões. Para se ter idéia do que isto significa, nos primeiros seis meses de 2009 foram movimentadas 48,2 mil toneladas de couros pelo terminal paranaense, com receita de US$ 85,9 milhões.
Segundo o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, João Batista Lopes dos Santos, tarifas mais baixas e a agilidade nas operações têm atraído empresas de todo o Brasil para suas operações comerciais através do terminal paranaense. “Com menores tarifas e menos demora no embarque das cargas, os exportadores diminuem os custos e, assim, tornam-se mais competitivos no mercado internacional”, afirma.
Exemplo das vantagens oferecidas nas movimentações via Paranaguá, a empresa Durli Couros se tornou um dos principais exportadores do produto no estado e chegou a transferir sua sede do Rio Grande do Sul para o Paraná. “Temos unidades no Mato Grosso e no Pará e, mesmo com a viagem de mais de 2.600 quilômetros, ainda é mais lucrativo exportar pelo porto de Paranaguá”, afirma o gerente da empresa Alex Fossati.
“Movimentamos, em média, de 150 a 180 contêineres por mês através do terminal. A eficiência nas operações e a logística de qualidade fazem com que o Paraná seja nossa primeira opção”, completa. O couro produzido no estado tem como principais destinos a China, Itália, Hong Kong e Vietnã
De acordo com Tarlei Ribeiro Prado, também gerente da Durli, o couro que passou a ser produzido na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, deve atender principalmente a indústria automobilística e moveleira. “Exportamos couros semi-acabados e wet blue (primeiro estágio após a transformação da pele em couro). Nossa meta é elevar a exportação de couros semi-acabados, que tem maior valor agregado e consolidar o comércio com Ásia e Europa, garantindo o melhor acabamento. Para se ter uma idéia, um contêiner com couro semi-acabado equivale a oito contêineres de couro wet blue, em termos de valores”, disse.

Fonte:Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira