MSC

TCP anuncia fase final de expansão do calado operacional

Com 13 metros, novo calado do Terminal de Contêineres de Paranaguá viabilizará a circulação de embarcações maiores
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, teve o calado de berço ampliado, passando de 12,3 metros para 13,0 metros. Aprovada pela Portos do Paraná, Marinha do Brasil e Praticagem, a nova medida proporcionará condições operacionais mais seguras para a entrada e saída do terminal.

O aumento tem impacto direto na operação, onde os benefícios vão desde o aumento na quantidade de contêineres movimentados por navio até a ampliação de escalas e espaço para embarques.

Com a finalização da dragagem dos berços do terminal e a homologação da batimetria, a primeira etapa de aumento do calado da TCP foi concluída em junho, alcançando 13 metros para os berços de atracação. As próximas etapas buscam a ampliação da capacidade no canal de acesso principal. Agora, a TCP está pronta para a conclusão das obras de derrocagem que vêm sendo executadas pela autoridade portuária, para então viabilizar a ampliação do calado de navegação em Paranaguá e Antonina.

PUBLICIDADE

MCI


Segundo Thomas Lima, diretor comercial e institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá, o aumento de calado é vital para o Porto de Paranaguá. “Agora estamos trabalhando em um plano bem definido, em conjunto com a Capitania dos Portos do Paraná, autoridade portuária e Praticagem, para avançarmos o mais breve possível com as homologações do aprofundamento do canal de acesso, fundamentais para a atracação de navios maiores”. A finalização da derrocagem da Pedra da Palangana é um dos fatores determinantes para que os próximos avanços se concretizem.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira