Ao todo foram adquiridos 17 unidades, aumentando a frota do terminal em 33%
Nesta quarta-feira (13), a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu os 10 primeiros terminal tractors (TT) adquiridos em agosto deste ano. No total, a companhia adquiriu um total de 17 novos veículos para a TCP. Os caminhões usados para o transporte de contêineres no pátio do terminal são do modelo KT2i 4×2, fabricados na Polônia pela Kalmar.
PUBLICIDADE
Os novos caminhões têm capacidade para transportar até 85 toneladas de carga e possuem uma autonomia de até três dias de operações ininterruptas. Os TT também contam com sistemas de proteção (ROPS e FOPS) que garantem mais segurança para os operadores e possuem cabines com ampla visibilidade, assentos reguláveis e amortecimento pneumático.
Com a aquisição dos 17 novos equipamentos, o Terminal passa a contar com 69 TT, um aumento de 33% na frota.
Os caminhões foram adquiridos com o objetivo de atualizar e expandir a frota da TCP, oferecendo mais eficiência para as operações realizadas. Os outros sete equipamentos devem chegar na TCP ainda em dezembro.
Em outubro deste ano, colaboradores da área de manutenção da TCP foram até a Polônia para realizar um treinamento na Kalmar. Na capacitação, foram abordados temas como customização da TCP em relação ao equipamento padrão, os sistemas de segurança e boas práticas de operação e manutenção dos equipamentos.
A aquisição dos terminal tractors faz parte do pacote de investimentos de R$ 370 milhões que a TCP realizou em 2023. Além dos TT, as melhorias incluem a aquisição de 11 novos RTG e a ampliação do parque reefer.
Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a expansão energética do terminal.