A TCP, administradora do Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, na última sexta-feira (13), o navio San Marco Maersk, o primeiro a operar com o novo calado de 12,60 metros. Com 333 metros de comprimento, 48 metros de largura e capacidade para 9.669 TEUs, o porta-contêineres inaugura uma fase estratégica para o terminal. A ampliação do calado, de 12,10 para 12,60 metros, permite transportar até 400 TEUs adicionais por navio e aumenta a segurança das operações. Segundo Carolina Merkle Brown, gerente comercial da TCP, o novo calado torna o terminal mais competitivo globalmente, beneficiando clientes com operações mais ágeis e eficientes. O serviço Samba, do qual o San Marco Maersk faz parte, conecta a América do Sul à Europa, facilitando o comércio internacional.
O aumento do calado operacional foi autorizado pela revisão da portaria 306/2024/APPA, homologada pela Portos do Paraná em novembro, com parecer favorável da Marinha do Brasil e da Praticagem. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, destacou que a mudança permite receber navios maiores, reduzindo tempos de espera e otimizando operações. Rafael Stein, gerente institucional da TCP, afirmou que o ganho de capacidade impulsionará a economia local e fortalecerá a competitividade do terminal.
PUBLICIDADE
A ampliação do calado foi viabilizada após obras de derrocagem submarina no canal de acesso ao porto, que removeram 20 mil metros cúbicos de rochas, aprimorando as condições de navegação. Atualmente, a TCP conta com 25 escalas semanais e ampla cobertura global, consolidando-se como um importante hub logístico no Brasil.