A TCP, responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, renovou seu compromisso com o Pacto Global das Nações Unidas em julho deste ano, reafirmando seu papel na promoção da sustentabilidade. Operando na Baía de Paranaguá, uma área ambientalmente sensível, a empresa intensificou suas ações para se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco nos ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima).
Desde que se tornou signatária do Pacto em 2016, a TCP tem adotado práticas que abrangem direitos humanos, condições de trabalho, combate à corrupção e, principalmente, ações ambientais. Para os próximos anos, a empresa estabeleceu metas ambiciosas, como a redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030 e o aumento de 25% na eficiência energética. Além disso, a TCP pretende reciclar ou reaproveitar 100% dos resíduos gerados em suas operações.
PUBLICIDADE
Entre as ações já implementadas, destaca-se a parceria com a EDP para o uso de energia 100% renovável, certificada pelo I-REC, e a eletrificação de dois guindastes, resultando em uma redução de 97% nas emissões de CO2. A empresa também lançou um projeto piloto de modernização do terminal, com tecnologias de baixo carbono, e investiu na criação de telhados e paredes verdes em contêineres, além de desenvolver um programa de logística reversa.
A TCP faz parte do Plano de Descarbonização da Portos do Paraná,com o objetivo de calcular e reduzir as emissões de CO2 nas operações do litoral paranaense.