A armazenagem de grãos é tão importante para o cenário do agronegócio brasileiro, quanto o plantio e a colheita. De hoje até quinta-feira, acontece em Panambi a 5ª Tecnopós, evento que coloca o tema pós-colheita em discussão, com a participação de especialistas do mercado e autoridades ligadas ao setor.
A programação acontece na na sede da Afucopal, no bairro Pavão. O tema deste ano é "Pós-colheita com tecnologia é muito mais alimento". O evento é realizado pela Associação Centro de Inovação Tecnológica (Acitec), APL Pós-Colheita Panambi/Condor e Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós).
PUBLICIDADE
Hoje pela manhã, aconteceu a palestra "O agronegócio da Soja", a cargo do chefe de comunicação e negócios da Embrapa Soja, Américo Dall'Agnol. Em seguida, foi a vez do professor Lucilio Aparecido Alves, da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre "O que plantamos e o que temos para colher: um raio X da situação dos setores de plantio, colheita e armazenagem de grãos no Brasil". Agora à tarde, o tema é "Logística x Perdas: qual a perda anual de grãos no processo da colheita à armazenagem", apresentada por Marilson Gonçalves, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de Goiânia. Hoje também acontece o primeiro tour pelas indústrias de Panambi e Condor, uma oportunidade para os participantes conhecerem as empresas e seus produtos.
A programação segue amanhã, com palestras e com mesa redonda, reunindo especialistas nas áreas da indústria, sistema financeiro e tecnologia do agronegócio, como o superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Natal Signor, o assessor do BNDES, Alexandre Benites, o superintendente da Conab, Carlos Manuel Farias, o secretário nacional da agricultura, Gilmar Tietbhol, e o secretário do desenvolvimento e assuntos internacionais, Josué de Souza Barbosa. Já na quinta, acontece rodada de negócios, organizada pelo Sebrae.
O que é o APL
Nas cidades de Panambi e Condor, está a maior concentração de empresas fornecedoras de equipamentos para recebimento, beneficiamento e armazenagem de grãos - conhecida como pós-colheita. A criação do programa denominado Arranjo Produtivo Local Metalmecânico (APL) surgiu sob a coordenação do Sebrae-RS, com a finalidade de fazer cada indústria parte integrante de uma articulação competitiva frente aos cenários da concorrência no mercado rural brasileiro e mundial. Estas empresas, fabricam e montam equipamentos e instalações para diversas regiões agrícolas do Brasil e da América Latina. A produção local processa e transforma mais de 150 mil toneladas de chapas de aço por ano em equipamentos, cuja comercialização se destina em 80% para o mercado interno e os 20% para o exterior.
Fonte:Zero Hora/Leila Endruweit