Novo serviço fará 52 escalas por ano no terminal, com expectativa de movimentar cerca de 80 mil TEUs
A Santos Brasil fechou parceria com a CMA CGM e a Cosco para atender o serviço de longo curso New Brazex, que conecta o Golfo dos Estados Unidos, a América Latina e o Caribe, no Tecon Imbituba. A primeira escala aconteceu na última semana, com o navio "Hans Schulte".
PUBLICIDADE
O terminal, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço faça 52 escalas por ano em Imbituba, movimentando aproximadamente 80 mil TEUs. Com esse novo marco, Imbituba torna-se uma importante alternativa logística para o comércio exterior da região.
Para receber linhas de longo curso, a Santos Brasil vem ajustando procedimentos e processos de modo a atender as especificidades deste tipo de operação e está investindo cerca de R$ 26 milhões em sistemas, equipamentos e novos contratos de serviços.
O terminal de Imbituba atuará com dois portêineres ZPMC, 11 reachstackers e 20 caminhões para serviços internos. Todos os gates passarão a contar com OCR (optical character recognition), que permite maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres; e mais de 20 coletores de dados foram comprados para dar maior precisão no posicionamento de pátio dos contêineres.
A empresa está ampliando seu time na região e abriu processo seletivo para contratação de 50 profissionais, que se somarão aos atuais 130 hoje em atuação no terminal.
De acordo com Ricardo Buteri, diretor comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da companhia no Porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal. "Linhas regulares trazem previsibilidade e estabilidade à operação e viabilizam a oferta de um serviço confiável, eficiente e com elevado nível de produtividade", diz.