O Tecon Rio Grande, terminal privado do Superporto rio-grandino, recebeu neta sexta-feira, 17, o maior navio porta-contêiner registrado em águas brasileiras - o Cosco Vietnam. O conteineiro, vindo de Montevidéu (Uruguai), atracou no cais do Tecon às 2h40min da madrugada e às 3h15min iniciou operação de embarque e desembarque de aproximadamente 700 contêineres com diversas mercadorias.
O Cosco Vietnam tem 334 metros de comprimento, 42,8 metros de largura máxima, calado de 14,5 metros em máxima carga e capacidade de armazenamento de 8.208 TEUs. O navio, de bandeira de Hong Kong, é agenciado pela Aliança Navegação. A operação foi concluída por volta das 16h30min e às 17h05min a embarcação deixou o porto rio-grandino, de onde seguiu para Itapoá (SC). De lá, ainda irá a Paranaguá (SC), Santos (SP) e depois para Cingapura.
PUBLICIDADE
Segundo o Diretor técnico do porto, Luiz Laurino, entre os pontos que permitem a entrada de navios deste porte estão o aumento de calado e o aumento das bacias de evolução (as larguras dos canais que permitem fazer as manobras dos navios).
O superintendente do Porto, Dirceu Lopes, observou que cada vez mais o porto organizado do Rio Grande prepara sua infraestrutura para receber navios com a mesma capacidade do Cosco Vietnam. "A qualificação da infraestrutura dos nossos terminais nos dá certeza de que operações como essa poderão vir a ser uma rotina no porto", avaliou.
Fonte: Jornal Agora