Receba notícias em seu email

MSC

Tecon Rio Grande - Terminal embarca soja em contêineres

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande operado pelo Grupo Wilson Sons, iniciou em maio um projeto para conteinerização de novas cargas. A primeira etapa consistiu no embarque para o mercado asiático de 56 contêineres de soja, antes exportada apenas em navios graneleiros.

A carga foi dividida em dois lotes de diferentes exportadores. O primeiro, de 11 contêineres, no navio Maullin MLL, pelo armador CMA-CGM, enquanto o segundo, de 45 contêineres, no navio Aliança Urca, pela Maersk. Para o embarque, o Tecon Rio Grande possui duas opções logísticas: uma estufando o contêiner na origem com utilização do transporte ferroviário da Brado Logística até o terminal e a outra estufando os contêineres na retroárea, utilizando os serviços da empresa Vanzin Serviços Aduaneiros.


PUBLICIDADE



 

O escoamento de exportações de soja em contêineres propicia aos produtores e exportadores algumas vantagens, como a possibilidade de atingir mercados compradores de menores volumes, maior rastreabilidade da carga, facilidade de transbordo e, principalmente, o aproveitamento de fretes competitivos de retorno para Ásia. Em países como os Estados Unidos, esta opção logística já é largamente utilizada sendo embarcados por ano cerca de 500 mil TEU de soja.

Segundo o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, o projeto de atração de novas cargas se realiza dentro de uma expectativa bastante realista.

 






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira