Ecobrasil

Tecon Rio Grande - Terminal embarca soja em contêineres

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande operado pelo Grupo Wilson Sons, iniciou em maio um projeto para conteinerização de novas cargas. A primeira etapa consistiu no embarque para o mercado asiático de 56 contêineres de soja, antes exportada apenas em navios graneleiros.

A carga foi dividida em dois lotes de diferentes exportadores. O primeiro, de 11 contêineres, no navio Maullin MLL, pelo armador CMA-CGM, enquanto o segundo, de 45 contêineres, no navio Aliança Urca, pela Maersk. Para o embarque, o Tecon Rio Grande possui duas opções logísticas: uma estufando o contêiner na origem com utilização do transporte ferroviário da Brado Logística até o terminal e a outra estufando os contêineres na retroárea, utilizando os serviços da empresa Vanzin Serviços Aduaneiros.

 

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O escoamento de exportações de soja em contêineres propicia aos produtores e exportadores algumas vantagens, como a possibilidade de atingir mercados compradores de menores volumes, maior rastreabilidade da carga, facilidade de transbordo e, principalmente, o aproveitamento de fretes competitivos de retorno para Ásia. Em países como os Estados Unidos, esta opção logística já é largamente utilizada sendo embarcados por ano cerca de 500 mil TEU de soja.

Segundo o diretor comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, o projeto de atração de novas cargas se realiza dentro de uma expectativa bastante realista.

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira