Os 12 novos tratores de pátio são totalmente elétricos e sua incorporação à atual frota representa até 341 toneladas de emissões evitadas de CO2 por ano
O Tecon Salvador, unidade de negócio da Wilson Sons, investiu em mais 12 tratores de pátio elétricos, além de duas reach stackers e uma side loader, empilhadeiras com tecnologia de ponta. A aquisição dos veículos, chamados de TTs (terminal tractors), utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner somada às empilhadeiras, demandou aproximadamente R$ 24 milhões de investimento.
PUBLICIDADE
A iniciativa, conforme destaca o diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, reforça o compromisso da companhia com a agenda climática, por meio da adoção de tecnologias que promovam redução do consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, da emissão de gases de efeito estufa (GEE).
Com o investimento, o Brasil passa a ser o segundo país no mundo e o primeiro das Américas a ter uma frota de TTs elétricos. Os 12 TTs possibilitam a redução no consumo de aproximadamente 150.000 litros de diesel por ano na operação do terminal baiano, o equivalente a até 341 toneladas de CO2 que não serão emitidas na atmosfera anualmente. Outro aspecto relevante é que o motor elétrico tem muito menos desgaste e demandas de manutenção, além de dispensar o uso de óleo lubrificante. Além disso, a eletricidade não desgasta tanto os componentes dos TTs quanto a queima de combustível, que gera resíduos nas peças. Os equipamentos agregam ainda mais conforto e segurança aos condutores com cabines mais ergonômicas e com melhor isolamento acústico.
“Essa e outras práticas desenvolvidas nos ajudam a tornar realidade a nossa ambição de sermos reconhecidos como empresa líder nas iniciativas de ESG no setor de logística portuária e marítima, gerando impacto positivo e prosperidade para nossos stakeholders, ao mesmo tempo em que engajamos ainda mais os nossos colaboradores na estratégia de crescimento mediante ações responsáveis na agenda climática”, afirma a diretora de Sustentabilidade da Wilson Sons, Monica Jaén.