Terminal de cargas para aeroporto

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre ganhará um novo terminal de cargas. A licitação para contratação das obras deve ser publicada no ínicio do próximo mês e a construção deve ser concluída em 2012. Com orçamento de R$ 340 mil, o projeto básico prevê dimensão entre 20 mil e 25 mil m², enquanto os três terminais disponíveis atualmente somam 11,8 mil m². Com isso, o terminal dobrará a capacidade logística do aeroporto, nos quesitos volume, frequência de recebimento e armazenagem, com o objetivo de dar mais competitividade ao Estado no mercado exterior. O anúncio foi realizado, ontem, no workshop “Desafios da Logística no Cenário Econômico de Pernambuco”.

De acordo com o assistente da Superintendência Regional Nordeste da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) - organizadora do evento -, Carlos Fernando Carvalho de Mello, o terminal receberá mercadorias nacionais, internacionais e postais. Além disso, será o quinto do País a movimentar cargas expressas, como o Sedex. Questionado sobre a necessidade do investimento, já que apenas 50% da capacidade do terminal de carga internacional já existente é utilizada, ele explicou que o objetivo é evitar uma futura saturação. “Temos que ter uma capacidade instalada ampla para não sermos pegos de surpresa. Vamos atender às demanda do polo industrial de Suape e da interiorização da economia local”.

Ele acrescentou que a movimentação abaixo da esperada no terminal é decorrente da movimentação de mercadorias de baixo valor agregado. “Cargas de baixo valor tornam o frete mais caro. Assim, o produto chega no mercado exterior mais caro e menos competitivo. Quem opera 60 toneladas tem que ter, no mínimo, dez toneladas de cargas de alto valor agregado para bancar o resto”.

O evento discutiu outros desafios para a logística local, como a integração dos órgãos públicos entre si e com a iniciativa privada e mais pessoas para trabalhar nas gestões de entidades envolvidas, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A Infraero enviará a pauta discutida para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e secretarias estaduais.

Fonte: Folha de Pernambuco (PE)/GABRIELA LÓPEZ

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira