Terminal de passageiros no Porto do Mucuripe deve ser inaugurado dia 30

O Novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza deverá ser inaugurado no dia 30 de janeiro, segundo informou ontem a Secretaria Especial de Portos (SEP). A obra encontra-se com 99,4% de execução, de acordo com medição realizada em 30 de  dezembro de 2014.

O terminal compreende uma nova estação de passageiros, um novo cais de atracação e uma retroárea de 40 mil m² para armazenagem de cargas na área da Praia Mansa.

Inicialmente, a conclusão da obra estava prevista para dezembro de 2013. Mas, mesmo inconcluso, o terminal começou a operar em junho de 2014, durante a Copa do Mundo.

De acordo com a Companhia Docas do Ceará (CDC), o equipamento está em fase final dos serviços de infraestrutura de climatização, elétrica e hidráulica, instalação do forro interno e externo, acabamento do piso e parede, bem como finalização da aplicação da pele de vidro.

Durante a Copa do Mundo, o terminal recebeu o navio MSC Divina, e no final do ano passado outras duas embarcações: MSC Lirica e Seabourn Quest. E até março, são esperadas cerca de dez atracações.

Em novembro, o diretor de obras e serviços da (SEP), Alber Furtado de Vasconcelos Neto, disse ao O POVO que os atrasos aconteceram por imprevistos naturais, o que teria provocado mudanças na execução dos trabalhos.

A CDC ainda aguarda o posicionamento do Governo Federal sobre o lançamento do edital para a dragagem do novo berço de atracação, cuja obra é de responsabilidade da SEP. Em período de baixa estação, navios de carga também poderão atracar no local.

O terminal de passageiros é operado atualmente pela CDC, mas há planos para que o equipamento seja administrado pela iniciativa privada. (com assessoria de comunicação da Companhia Docas do Ceará)

Fonte: O Povo (CE)/Bruno Cabral



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira