Com quase 95% do projeto de dragagem executado, a Companhia Docas do Ceará espera lançar, no mais tardar, em setembro deste ano, a licitação para construção do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. "O projeto executivo deve estar concluído em junho", disse o presidente da Docas, Paulo André Holanda, que participou ontem, da audiência pública do Confea sobre as obras da Copa do Mundo de 2014, em Fortaleza. O Porto do Mucuripe recebe na temporada 2010/2011 - que termina este mês - 50 embarcações.
Em 2006, pelo menos 34 navios atracaram, o que representa incremento de 47%, em quatro anos.
Incremento
Segundo Holanda, a estimativa é de que o novo terminal de passageiros incremente em 30% a quantidade de navios por temporada, podendo receber transatlânticos com até 330 metros de comprimento e calado de até 12 metros. Com R$ 164 milhões - recursos oriundos do PAC Copa -, o terminal marítimo ganhará novo cais de atracação com retro-área e a estação de passageiros.
Construído do zero
"Nossa maior dificuldade é que somos a única subsede que terá um terminal de passageiros construído do zero.
Os demais serão adaptações de armazéns antigos", frisou o arquiteto Alexandre Landim, responsável pelo projeto paisagístico. O novo terminal, que funcionará como flyport, será dotado de áreas comerciais, restaurantes, cafés, acesso à internet, ambulatório e representação de todos os órgãos de operação turística e alfandegária.
Destino de europeus
"Fortaleza será destino de pessoas que virão da Europa, de avião, para pegar os navios de cruzeiros aqui", avalia Alexandre Landim.
(Fonte: Diário do Nordeste (CE)/SC)
PUBLICIDADE