O Arco Norte ganha novo terminal de movimentação de grãos. O Terminal Portuário Novo Remanso ( TPNR ) localizado no município de Itacoatiara, no Amazonas tem previsão de entrar em total operação ainda em 2023. O local é estratégico por conta da grande profundidade do rio Amazonas e o afastamento do terminal flutuante da margem, com um calado fluvial navegável o ano inteiro, podendo receber embarcações de grande porte e ter grande capacidade de expansão da área portuária e do espaço operacional do terminal nas próximas etapas.
Para garantir o menor impacto ambiental e a maior capacidade de movimentação dos grãos, o terminal adquiriu recentemente um carregador de navios montado sobre flutuante. O equipamento fornecido pela TMSA – Tecnologia em Movimentação, faz parte de um pacote completo para descarregamento, armazenamento e carregamento de granéis sólidos no terminal portuário instalado às margens do Rio Amazonas.
PUBLICIDADE
A instalação do equipamento foi um empreendimento desafiador, que começou na logística de entrega das peças até a montagem e comissionamento do equipamento. Longas distâncias percorridas por carretas e barcos, a carência de modais de transporte, dificuldade na aquisição de serviços e mão de obra e baixa disponibilidade de peças no mercado local foram os principais desafios enfrentados.
A TMSA atua na vanguarda da prevenção aos impactos ambientais em todos seus empreendimentos. A empresa oferece soluções em ESG (Environmental, Social and Governance) aos seus clientes dos segmentos de terminais portuários, agroindústrias, mineração, termelétricas, fertilizantes e energias renováveis.