A embarcação que atracou no novo terminal do Porto do Pecém foi usada para experimentar defensas e cabeços
Quase pronto para ser oficialmente inaugurado no próximo dia 4 de agosto, pelo governador Cid Gomes, o Terminal de Múltiplo Uso (Tmut) do Porto do Pecém, iniciou na semana passada os testes de atracação e já realiza normalmente as operações de carga e descarga. Desde a última quarta-feira encontra-se atracado e descarregando bobinas de aço, no novo terminal, o navio Cenco Cavalier, das Ilhas Marshall.
Considerado de médio porte, com 190 metros de comprimento, a embarcação é a primeira a aportar no Tmut, onde permanece esteve até ontem (17 de julho). A operação serve como um teste real de carga das defensas - amortecedores que evitam que o navio bata no cais - e dos cabeços - estruturas de aço, onde as amarras (cordas e cabos de segurança) são afixadas.
"Aproveitamos o navio para realizar os testes de defensas e cabeços", confirmou Jose Hernani Carvalho Júnior, diretor de Implantação e Expansão da Ceará Portos, empresa que administra o Porto do Pecém. Testes anteriores já haviam, porém, sido realizados, com uso de navios rebocadores, segundo informou um técnico da empresa.
De acordo com Carvalho Júnior, o Tmut está 90% pronto, faltando concluir apenas o prédio da administração, em fase final de construção na retro área do novo terminal. No local serão realizadas as operações de desembaraço e burocráticas de todo o fluxo de cargas do novo terminal.
"Segundo ele, com a utilização do Tmut, que tem 700 metros de cumprimento e dois berços de atracação, o Porto já começou a liberar parte do terminal 1, para descarga de carvão mineral. O minério está sendo utilizado para testes da correia transportadora da Usina Siderúrgica de Pecém (USP).
Conforme disse, o Tmut permitirá quintuplicar a capacidade de movimentação de contêineres no Porto do Pecém, elevando em cerca de 30% o faturamento do terminal portuário. "O novo terminal vai nos permitir multiplicar por cinco a movimentação de contêineres", avalia Carvalho Júnior.
Cerimonial
Para a inauguração oficial, a CearáPortos aguarda apenas orientações do cerimonial do Palácio da Abolição, para definir qual embarcação estará docada (ancorada) no Tmut, no dia da solenidade. A inauguração deste terminal fecha a primeira fase de expansão do Porto do Pecém.
Na obra, que se constitui em uma das maiores na área de infraestrutura do governo Cid Gomes, foram investidos cerca de R$ 450 milhões. A presidente Dilma é uma das autoridades esperadas para a festa.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)/CARLOS EUGÊNIO
PUBLICIDADE