A Transpetro anunciou que sua segunda usina solar entrará em operação no primeiro semestre de 2025, no terminal da empresa em Belém (PA). O projeto integra a estratégia de descarbonização e eficiência energética da companhia. A nova planta fotovoltaica terá uma potência de 530 kW, suficiente para suprir toda a demanda energética do terminal, equivalente ao consumo mensal de 140 residências. Estima-se que a usina reduzirá a emissão de 30 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
Em abril, a Transpetro inaugurou sua primeira usina solar no Terminal de Guarulhos (SP), também com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. O projeto faz parte do esforço da empresa em avançar na transição energética, com planos de expansão para outras unidades, como o Terminal de Coari (AM).
PUBLICIDADE
O terminal de Belém opera por meio de píeres, monoboias ou quadros de boias. Por sua vez, o terminal de Guarulhos é terrestre e funciona como entreposto para diversos modais de transporte, assegurando o abastecimento de petróleo, derivados, biocombustíveis e gás.