Operação ‘barge to ship’ em Itacoatiara (AM) transferiu 21.000 m³ de bunker VLSFO para navio fundeado. Empresa mira mercado nacional e internacional para logística para petróleo e derivados
A Transpetro deu início a uma operação logística para o escoamento de petróleo e derivados na região Norte com o transbordo fundeado 'Barge to Ship' (de barcaça para navio), realizada no último dia 27 de junho, no município de Itacoatiara (AM), localizado a 270 quilômetros de Manaus. De acordo com a empresa, a operação permite redução de custos e maior agilidade e eficiência no transporte, carregamento e armazenamento de produtos, além de dispensar o uso de berços de atracação, proporcionando tancagem flutuante.
Na operação em Itacoatiara, foram transferidos para um navio fundeado aproximadamente 21 mil metros cúbicos (m³) de bunker com baixo teor de enxofre (VLSFO — very low sulphur fuel oils) – que estavam armazenados e sendo transportados em oito balsas. "A capacidade técnica das equipes da Transpetro viabilizou, inclusive, operações simultâneas de duas barcaças para aumento de eficiência no carregamento”, destacou o gerente de dutos e terminais do Amazonas, Adriano Moreira.
A Transpetro avalia que está habilitada para atender a clientes da América Latina com operações dessa natureza, adicionando essa expertise ao seu portfólio de serviços logísticos. A companhia opera 49 terminais terrestres e aquaviários e cerca de 8.500 quilômetros de dutos em todo Brasil.
“A implementação desta nova solução logística demonstra o preparo da companhia para atender às crescentes demandas de escoamento de petróleo e derivados da região Norte”, acrescentou o gerente setorial de relacionamento com clientes de derivados e biocombustíveis, Thales Carneiro.
PUBLICIDADE