Navalshore 2024

Transportadoras usuárias do Porto do Rio de Janeiro têm poucos dias para se cadastrar no sistema informatizado de acesso

As cooperativas de transportes rodoviários de cargas (CTC), empresas de transportes rodoviários de cargas (ETC) e transportadores autônomos de cargas (TAC) que desejarem entregar ou retirar cargas do Porto do Rio de Janeiro têm até 31 de maio para o cadastro online no Sistema de Gerenciamento de Acesso Docas (SGAD) pelo site http://sgad.portosrio.gov.br. As empresas precisam criar seus perfis e enviar os documentos necessários até o próximo dia 18, uma vez que a Guarda Portuária tem até 10 dias úteis para efetivar as autorizações.

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), autoridade portuária responsável pela administração do porto, alerta que o prazo não será mais prorrogado. Lembra ainda que a medida vale para as empresas usuárias dos terminais arrendados da ICTSI Rio, Multi-Rio Operações Portuárias S/A, Multi-Car Rio Terminal de Veículos S/A, Triunfo Logística Ltda. e Terminal de Trigo do Rio de Janeiro – Logística S/A.

Com o cadastramento digital das empresas usuárias, os novos acessos passaram a ser controlados de forma informatizada, agilizando o processo de permissão, que levava até sete dias para ser emitida, a contar do requerimento presencial, e passou a ser realizada em apenas sete horas. O superintendente substituto da Guarda Portuária, Péricles Mosso, disse que, entre março e abril deste ano, a Guarda fez cerca de 30 mil autorizações no SGAD.

PUBLICIDADE

MCI


No intuito de instruir os usuários no preenchimento dos dados e no envio das documentações obrigatórias no SGAD, foi disponibilizado um manual neste link: http://www.portosrio.gov.br/downloads/files/manual_de_instrucao_sgad.pdf. A Guarda Portuária também possui um número de WhatsApp exclusivo para atendimento sobre o SGAD – (21) 99836-7210.

O SGAD tem por objetivo gerar maior eficiência para o porto e todos os envolvidos na cadeia logística de comércio exterior, pois o sistema promove ganhos significativos como mais agilidade, segurança e redução de custos. A CDRJ definiu as regras e necessidades e validou o SGAD, desenvolvido e doado pelas empresas arrendatárias dos terminais MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística, por meio do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). O processo também teve a participação ativa da Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística (Logística Brasil) e de representantes do setor de transportes de cargas.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira