Em meio às discussões sobre a estrutura dos portos brasileiros, que se encontram com filas de navios em espera para atracação e com a capacidade de fluxo de movimentação de cargas praticamente exaurida, a Secretaria Especial de Portos, da Presidência da República (SEP), realiza de hoje, até o próximo sábado, dia 11, em Fortaleza, o V Seminário SEP de Logística e, em paralelo, a Feira de Tendência de Logística do Norte e Nordeste. Os eventos, que irão reunir os principais atores da cadeia de transportes de cargas das duas regiões, objetiva fomentar discussões e debates sobre o comércio exterior, infraestrutura e logística do setor.
Entre patrocinadores e expositores, o Seminário já conta com 23 empresas e entidades inscritas. Para os organizadores, essa é mais uma oportunidade para reunir, em um mesmo local, produtores, transportadores (terrestres, aéreos, marítimos e rodoferroviários) e o próprio consumidor, além da possibilidade de realizar negócios.
Com abertura solene marcada às 19 horas de hoje, os trabalhos serão iniciados efetivamente às 9h 30 de amanhã, dia 9, a partir de quando serão realizados painéis e debates sobre as plataformas logísticas das regiões Norte, Meio Norte e Nordeste Oriental. À tarde, o ministro dos Portos, Pedro Brito, ministrará às 15 horas, palestra sobre Inteligência Logística, oportunidade em que poderá explicar como, onde e a partir de quando o País irá investir os R$ 30 bilhões, já anunciados por ele, anteriormente.
Na manhã de sexta-feira, a logística de exportação de frutas no Ceará entra em pauta e à tarde, o presidente do Bndes, Luciano Coutinho, expõe sobre as oportunidades de financiamentos para infraestrutura do Norte e Nordeste.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE