Com o objetivo de facilitar o transporte dos componentes do parque eólico do porto, no bairro da Ribeira, até a saída de Natal na BR-101 via zona Norte, a Prefeitura do Natal por meio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Serviços Urbanos (Semsur), Relações Institucionais (Serig) e de obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) está coordenando a operação em parceira com a Codern e a empresa transportadora Igra.
O transporte dos componentes foi iniciado na noite da última quinta-feira (17) e terá continuidade com mais quatro viagens que acontecerão até o fim deste mês. Ao todo são 36 pás eólicas que serão transportadas até o município de Parazinho. Os componentes medem 40 metros de cumprimento por três metros de largura e, por isso, necessitam de um transporte especial até que sai dos limites da cidade.
Na manhã desta sexta-feira o secretário de Relações Institucionais e coordenador do núcleo de Ordenamento Urbano, Sérgio Pinheiro, ao lado do secretário adjunto de Projetos e Obras da Semsur, Salatiel de Souza, do engenheiro fiscal da Semopi, André Feijó e do inspetor chefe de trânsito da Semob, Carlos Eugênio Barbosa estiveram reunidos com o diretor técnico comercial da Codern, Hanah Safieh e com representantes da empresa transportadora Igra.
No encontro os técnicos acertaram os detalhes das novas operações de deslocamento dos materiais de grande porte e a execução de algumas alterações que devem ser feitas ao longo do percurso para facilitar o transporte da carga, como recuo de canteiros, semáforos e retirada de postes de iluminação. Além da reunião, os representantes da Prefeitura do Natal ainda fizeram uma visita ao cais do porto para verificar de perto os componentes que serão transportados.
“Nós estamos dando o suporte envolvendo a atuação de várias secretarias para desafogar a situação de transporte dentro da cidade que para muitos é considerada um entrave, mas o envolvimento da gestão está acontecendo sem problemas”, informou o titular da Serig, Sérgio Pinheiro.
O horário definido para o transporte é sempre à noite, a partir das 22h. A operação é escoltada por seis motociclistas e duas viaturas da Secretaria de Mobilidade Urbana. “Esse horário é o ideal para causar o mínimo de transtorno possível para o trânsito”, explicou o inspetor chefe de trânsito da Semob, Carlos Eugênio.
A rota seguida compreende as vias: avenida Duque de Caxias, rua Tavares de Lira, avenida Rio Branco (na contramão), avenida Cel, José Bernardo, avenida Fonseca e Silva, avenida Amaro Barreto, avenida Mário Negócio e a avenida Felizardo Moura que dá acesso à BR-101.
“A parceira da Prefeitura do Natal para fazer o transporte dessa carga foi com a melhor prontidão possível. Fizemos alguns testes e já temos a solução para alguns entraves no meio do caminho com a ajuda que tivemos da prefeitura. Isso é muito importante para a execução do trabalho do Porto, pois mostra a todos que Natal tem condições de fazer o transporte de qualquer carga, seja ela de grande ou pequeno porte”, avaliou o diretor técnico comercial da Cordern, Hanah Safieh.
Além da operação de transporte dos componentes da usina eólica, os representantes da Prefeitura e da Codern ficaram de realizar outra reunião técnica para definir e fazer testes de transporte de cargas utilizando outras rotas dentro de Natal.
“Queremos nos antecipar a novas situações que acontecerão para que já tenhamos as rotas estratégicas definidas de acordo com o tipo de carga a ser transportada”, adiantou Sérgio Pinheiro.
Fonte: Tribuna do Norte (RN)/ Secom.
PUBLICIDADE