TVV atinge 25% de participação no volume de carros elétricos movimentados pela Cosco

No último mês de março, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo e administrado pela Log-In Logística Integrada, alcançou 25% de participação no volume de carros elétricos movimentados pela companhia chinesa, ficando atrás apenas do Porto de Barcelona.

O serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria entre o TVV e a Cosco, é inédito no Brasil. Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já ofereciam essa operação, que visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).

O gerente de Operações do Terminal de Vila Velha (TVV), Pedro Rizzo, ressalta a dimensão das operações que o TVV vem atingindo. “Embora seja um terminal relativamente pequeno, oferecemos soluções logísticas que vêm causando um grande impacto positivo para o mercado do Espírito Santo. Temos a operação mais inovadora das Américas e conseguimos convergir não só essa operação de carros elétricos, mas também outros clientes e cargas, fazendo jus ao nosso posicionamento como um terminal multipropósito”, comenta.

PUBLICIDADE

MCI


Avanços de 2023

Ao longo de 2023, o TVV recebeu, ao todo, 44.600 veículos elétricos da China, em parceria com a Cosco. Com essa movimentação, a armadora chinesa passou a ter uma participação relevante que corresponde a 30% do volume de veículos em contêiner movimentados.

Segundo o diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, “essa é uma operação que começou de maneira tímida, mas que foi tomando corpo e se estruturando com o tempo, trazendo ao mercado capixaba uma grande oportunidade de alavancar não só o porto, mas também toda a cadeia logística, com áreas externas como armazenagem e transporte por caminhão, o que, de fato, impulsiona o estado do Espírito Santo com uma movimentação bem acima do esperado”, disse o executivo.

Nesse processo, os investimentos realizados pela Log-In no TVV foram essenciais para a execução das operações e atendimento de toda a demanda. Entre eles, está o aporte de R$ 42 milhões para torná-lo o primeiro terminal portuário da América Latina a contar com operação remota de portêiner, além do incremento do número de equipamentos que agora podem atender mais navios. Nos últimos três anos, o investimento total em inovação no Terminal foi de cerca de R$ 150 milhões.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira