Pela primeira vez em sua história, o porto organizado de Vitória, parte do complexo portuário de Catuaba, no Espírito Santo, realizou a descarga de um navio classe Pananax com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT) e sem guindaste de bordo. A embarcação Legendary Diva trouxe da China 33 mil toneladas de fertilizantes e começou a ser descarregado na última quarta-feira (30), com uso de guindastes móveis portuários (MHC) próprios do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), operado pela Log-In.
De acordo com Gustavo Paixão, diretor de terminais da Log-In, a operação com o navio Panamax sem guindaste foi possível por causa de investimentos feitos na modernização do TVV. “O terminal passou por um ciclo de renovação da infraestrutura, ampliação de retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos operacionais de grande porte, como os MHCs”, destacou Paixão.
PUBLICIDADE
Além disso, ele mencionou que os ajustes nas normas de atracação do Porto de Capuaba permitiram o aumento do limite de porte bruto permitido, de 70 mil toneladas para 83 mil toneladas. Para aumentar o porte das embarcações recebidos, foi feita também, em abril e maio de 2025, a dragagem no canal de acesso ao complexo portuário de Vitória, garantindo a manutenção do calado em 12,5 metros. Na obra, foram investidos R$ 30 milhões.