Receba notícias em seu email

MSC

Uma 'força tarefa' para resolver gargalos do Espírito Santo

Uma 'força tarefa' para resolver gargalos do Espírito Santo. Este foi o objetivo do primeiro encontro entre o governador Renato Casagrande, a bancada federal capixaba e a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes (PT), realizado na tarde de ontem (17) no Palácio Anchieta. Para alcançar este objetivo, Casagrande pediu apoio para Marco Maia (PT - RS), candidato do PT a presidência da Câmara.

Segundo o vice-governador, Givaldo Vieira (PT), também participante da reunião, Casagrande pediu a mobilização dos deputados e senadores em torno da agenda de investimentos do Governo Federal no Estado. O governador quer o apoio dos parlamentares para a superação de gargalos de infraestrutura que dependem de recursos da União. Casagrande também pediu o apoio da bancada para garantir que o Espírito Santo continue tendo um tratamento diferenciado na distribuição dos royalties de petróleo.

Entre os principais gargalos de infraestrutura do Estado estão as obras de ampliação e modernização do Aeroporto de Vitória, a duplicação das BRs 262 e 101 e a modernização do Porto de Vitória. A intenção do Governo do Estado é manter uma interlocução permanente com a bancada federal. Casagrande pediu, ainda, aos deputados e senadores que, tão logo assumam seus mandatos, em fevereiro, possam reforçar junto aos ministros os pleitos do Estado contidos na agenda de investimentos do Governo Federal.

Segundo Givaldo Vieira, este foi apenas o primeiro de uma série de encontros que o chefe do Executivo capixaba e a bancada terão ao logo do mandato de Renato Casagrande. "Já era atenção do Renato esse relacionamento da bancada. Essa interação é vista como uma oportunidade de solucionar os gargalos do ES".

Para o deputado federal reeleito, Lelo Coimbra (PMDB) o Estado ganha grande força com a posição de Iriny Lopes como ministra. "A ministra Iriny é uma interlocutora privilegiada. Uma força adicional para o Estado". Já a petista afirmou que vai buscar auxiliar o Estado, inclusive abrindo diálogos entre as presidências da Câmara e Senado.

"Meu papel é de colaboradora com o Governo do Estado, com a bancada federal capixaba e com o Espírito Santo. Vou trabalhar, sobretudo, pela infraestrutura do Estado - pela construção de nosso aeroporto de Vitória, dragagem do porto e melhoria das rodovias. É importante dialogar com os presidentes da Câmara e Senado", destacou.

Para a deputada federal reeleita, Rose de Freitas (PMDB), considerou inteligente e muito positiva a iniciativa de antecipar o encontro com a bancada federal, neste período de recesso. Segundo ela, esta antecipação pode render bons resultado para o Estado.

"O governador está se antecipando inteligentemente e também está fazendo visitas aos ministros e o possível futuro presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, num momento em que todas as bancadas estão ausentes. Desta forma ele já leva as nossas necessidades e prioridades para o Congresso. Futuramente, ninguém vai poder dizer que não sabe delas. E se ele não encontrar 100% e parceria, vai encontrar grande parte de apoio", afirmou Rose de Freitas.

A deputada disse ainda que esta semana, na quarta-feira (19), o governador Casagrande estará em Brasília se reunindo com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). E sobre a eleição na Câmara dos Deputados, ela diz que o PMDB ainda não confirmou apoio a candidatura de Marco Maia. Disse que ainda faltam algumas questões a serem debatidas, como a da proporcionalidade de vagas na Mesa Diretora. E ainda afirmou que há grande probabilidade de um membro da bancada capixaba fazer parte da mesa, no entanto diz que dificilmente será um pedetista. "A PDT tem a 11ª escolha. A discussão é mais de bancada partidária".

Além de Givaldo, Lelo e Rose, participaram o encontro o secretário chefe da Casa Civil, Luiz Carlos Ciciliotti, os senadores Magno Malta (PR) e Ana Rita Esgário (PT), os deputados Camilo Cola (PMDB), Carlos Manato (PDT), e ainda senador eleito Ricardo Ferraço (PMDB) e os deputados federais eleitos Lauriete (PSC), Cesar Colnago (PSDB) e Paulo Foletto (PSB). Os deputados Sueli Vidigal (PDT), Audifax Barcelos (PSB) e Dr.Jorge Silva (PDT) não compareceram por estarem viajando.

Fonte: ES Hoje/Danieleh Coutinho


PUBLICIDADE








Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira