MSC

Universo GM: GM do Brasil inicia operação de transporte no Porto de Suape

O jornalista Ariverson Feltrin publicou recentemente na revista da GM do Brasil, “Panorama”, um artigo muito interessante sobre a inauguração do “Centro Distribuidor de Veículos da GM no porto de Suape (Pe)”. Segundo o companheiro Feltrin, o Brasil deve fechar o ano com aproximadamente 3.300.000 veículos comercializados (recorde histórico). Nesse mosaico, a General Motors do Brasil prevê participar com 650.000 unidades (seu melhor desempenho em 85 anos de instalação no País). E a expectativa é otimista. “Na nossa visão, em 2012 a indústria automobilística brasileira venderá 4.000.000 de veículos novos e, antes de 2020, chegará a 5.000.000 de unidades”, afirma Jaime Ardila, alto executivo da GM do Brasil e Mercosul.

É indiscutível que as regiões Norte e Nordeste são, hoje, um mar de prosperidade. “É o caso do Nordeste e do Norte, regiões que, este ano, deverão representar 22% das vendas da GM, simplesmente o dobro de cinco anos atrás”, afirma Marcos Munhoz, diretor geral de Comunicações, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil. “Em reconhecimento ao dinamismo das regiões Nordeste e Norte do País, decidimos instalar uma central de logística no porto de Suape, em Pernambuco”, ponderou Jaime Ardila, quando da inauguração do CDV (Centro Distribuidor de Veículos) da GM do Brasil, fato ocorrido recentemente.

Ponto estratégico
Situado a 57 quilômetros de Recife (Pe), o CDV tem capacidade de movimentar até 25.000 veículos por ano e vai reduzir o tempo de entrega dos carros da marca Chevrolet, com atividades que incluem atracamento dos navios, transferência dos veículos ao pátio, armazenamento e carregamento em “carretas” para 49 concessionárias Chevrolet de 14 Estados do Nordeste e Norte.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Inicialmente, o CDV receberá unidades do modelo “Agile”, automóvel produzido em Rosário (Argentina), que são trazidas em navios do tipo “roll-on-roll-off”, próprios para o transporte de carros.
“O vigoroso crescimento econômico experimentado nos últimos anos por essas regiões, que concentram 40% da população brasileira, alicerça nossa decisão de investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012 e a confiança no potencial da expansão da economia brasileira”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.


A formalização do projeto do centro distribuidor, localizado no Complexo Industrial e Portuário de Suape (Pe), foi feita em maio de 2008 ao Sr. Eduardo Campos, governador do Estado de Pernambuco. “Era um sonho que se tornava realidade”, destaca José Carlos, que acrescenta: “...em 2002, a GM havia cravado um marco ao criar o frete rodoviário nacional, que permitiu substancial redução das tarifas incidentes sobre o carro zero quilômetro. No critério anterior, quanto mais longe o destino das regiões produtoras, maior era o frete. No formato proposto e encabeçado por nós, o custo do transporte passou a ter valor único, independentemente da distância. A democratização do frete barateou o preço dos veículos para as comunidades mais distantes e contribuiu para a aceleração das vendas em todo o País. Abrimos o caminho. E a concorrência também passou a adotar o frete único”.


Ficha técnica
Centro Distribuidor de Veículos da GMB
Localização Porto de Suape
Cidade Ipojuca (Pe)
Investimento R$ 30 milhões
Área de pátio 37 mil m2
Movimentação 25 mil carros/ano
Operação 200 mil pessoas
Estados que recebem veículos:
Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.
O investimento da GM do Brasil no porto de Suape (Pe) é a certeza de que “o Nordeste deixou de ser um peso para, sem privilégios nem favores, fazer parte da solução do Brasil”.

Fonte: Tribuna do Norte (RN) Natal



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira