Primeiro terminal para movimentação de açúcar na Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) recebeu investimentos de R$ 95 milhões e foi construído em Iturama, cidade do Triângulo Mineiro
A Usina Coruripe, uma das principais empresas do setor sucroenergético brasileiro, e a Rumo inauguram nesta quinta-feira (9) o terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley em Iturama (MG). Com investimentos de R$ 95 milhões por parte da Usina Coruripe, trata-se de uma unidade moderna de transbordo rodoferroviário conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob concessão da Rumo (batizado pela empresa de Malha Central).
PUBLICIDADE
O terminal tem capacidade para movimentar dois milhões de toneladas açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro. Com a geração de cerca de 350 empregos diretos na região — sendo 300 pessoas contratadas para a construção e outras 50 para a efetiva operação do terminal —, a nova unidade opera dentro de uma das unidades da Coruripe.
Bandeira branca, o novo terminal atenderá, além do volume da Usina Coruripe, outras empresas interessadas na logística ferroviária. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte. O gerenciamento da infraestrutura será feito pela Usina Coruripe, cabendo à Rumo o transporte ferroviário até o Porto de Santos.