MSC

USP e Fundação Vanzolini estudam viabilização de importação de fertilizantes no Porto de Santos

Um estudo de viabilidade técnica para a inclusão das operações de importação de fertilizantes na região do Porto de Santos, chamada Outeirinhos — área altamente produtiva do terminal — utilizou modelos matemáticos criados por especialistas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) e da Fundação Vanzolini. O objetivo é superar desafios logísticos, aumentar a oferta e facilitar o escoamento desse tipo de produto no local.

O estudo foi desenvolvido para a Hidrovias do Brasil e contou com a participação de uma equipe de consultores da Fundação Vanzolini e do Centro de Inovação em Logística e infraestrutura Portuária da Universidade de São Paulo (CILIP).

A empresa Hidrovias do Brasil prevê que, com as medidas implantadas, o terminal por ela administrado possa chegar ao volume de importação de fertilizantes na casa 3,5 milhões de toneladas por ano. Com a projeção de cerca de 500 mil toneladas sendo movimentadas por meio o modal ferroviário após a integração.

PUBLICIDADE

MCI


O Porto de Santos, em 2023, foi responsável por movimentar quase 1,5 milhões de toneladas do produto. E, em 2024, o Brasil registrou um volume recorde na importação no mês de janeiro, com um total de 2,77 milhões de toneladas de fertilizantes.

De acordo com o professor doutor Daniel Mota, do PRO, os especialistas “lançaram mão de modelos matemáticos capazes de dimensionar o sistema, analisar a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição do terminal para medir tanto o impacto da inclusão deste novo tipo de carga (fertilizante) como a interferência desta nova operação nas empresas que hoje atuam na região”.

Nos últimos anos o mercado mundial de fertilizantes enfrenta desafios onde, em momentos de crise, como a Pandemia de covid-19 e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, chegou-se a interromper essa cadeia de suprimentos. Ou seja, a logística de Outeirinhos é importante para o fornecimento de um dos principais insumos do agronegócio brasileiro.

A partir desse estudo os especialistas projetam o aumento da importação de fertilizantes no terminal portuário, algo que aproveitará a estrutura logística que antes era fundamentalmente dedicada ao açúcar, soja e milho.

No projeto, as empresas identificaram padrões operacionais que devem ser considerados para que a inclusão deste novo produto gere o mínimo de prejuízo aos operadores que hoje atuam na região.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira