Receba notícias em seu email

Navalshore

Vale pode ser minoritária na Valor Logística Integrada, diz presidente

RIO - O presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou que a companhia poderá ficar com uma fatia minoritária na Valor Logística Integrada (VLI), empresa hoje 100% de mineradora e que reúne alguns ativos de logística ferroviária e porto.

Segundo Ferreira, o objetivo inicial era atrair parceiros estratégicos que ficassem com 30% da companhia. Mas atualmente a Vale trabalha com a possibilidade de ficar com 50% ou até menos, dado o grande interesse de parceiros potenciais.

“Já trabalho com a possibilidade de termos 50%, ou [abrirmos mão de] até mais, tal o interesse na participação nesse sistema de carga geral. São investidores de diversas origens, estratégicos”, disse Ferreira. “Esperamos ter resultados no primeiro bimestre de 2013”, afirmou, ao participar de coletiva em Londres.

Também presente ao evento, o diretor-executivo de fertilizantes e carvão, Roger Downey, disse que o projeto de potássio de Kronau, no Canadá, não poderá ser desenvolvido no atual cenário e está disponível para venda.

Moçambique

Murilo Ferreira também disse que a Vale poderá “acomodar” eventuais parceiros [minoritários] na empresa de logística do projeto de carvão de Moçambique, conhecida como corredor Nacala, que tem ao todo 900 quilômetros de ferrovia e um terminal portuário em Nacala. A Vale detém 51% do empreendimento e o governo de Moçambique os restantes 49%.

“Assim como abrimos para dar acesso pleno a quem tem carga para transportar pela estrada de ferro, outros têm manifestado interesse em ter um percentual do capital da empresa”, disse Ferreira, durante entrevista em Londres.

Ferreira prevê que ao longo da ferrovia haverá inúmeros projetos de soja, etanol, cobre, produtos que serão transportados via corredor Nacala.

O projeto de logística do corredor Nacala, um investimento de US$ 4,4 bilhões, desenvolve uma infraestrutura de porto e ferrovia que vai conectar as minas de carvão de Moatize ao terminal marítimo de Nacala Velha localizado em Nacala, Moçambique. A Vale prevê este ano investir US$ 1 bilhão no projeto.

Fonte: Valor Econômico






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira