Meta da mineradora é transportar até 16 milhões de toneladas anuais de carga em geral no estado; serão construídos três terminais no Interior com o objetivo de tirar mil caminhões por dia das estradas
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, anunciou ontem no Palácio dos Bandeirantes que pretende investir aproximadamente R$ 3,5 bilhões no estado de São Paulo. A intenção é reforçar a operação logística da empresa em ferrovias e no Porto de Santos.
No Interior, serão construídos terminais ferroviários em Ribeirão Preto, Aguaí e um terminal no extremo norte do estado. Os ramais ferroviários também passarão por obras. Sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin, na assinatura do protocolo de intenções, disse que os investimentos devem ajudar o transporte ferroviário como um todo no estado, principalmente a “logística para exportação de grãos e de açúcar”.
Mais uso
A Vale atua no estado de São Paulo com atividades nas áreas de logística e fertilizantes. Os investimentos anunciados ontem estão sujeitos à aprovação do Conselho de Administração da empresa.
Segundo Murilo Ferreira, ela pretende atingir um potencial de movimentação de cargas de até 16 milhões de toneladas anuais de carga em geral pela infraestrutura logística da mineradora, e todo o adicional de movimentação ocorrerá somente por ferrovia. Ano passado foram 3,5 milhões de toneladas transportadas.
O diretor-presidente da Vale disse ontem que os investimentos estão em linha com o “crescimento do agronegócio no Brasil”. Estima-se que este aumento na movimentação ferroviária permitirá, nos próximos anos, a retirada de mais de mil caminhões por dia das estradas do estado.
Porto terá apoio em pátios intermodais e na construção de armazéns portuários. Parte dos investimentos virá de parceiros comerciais da Vale.
Fonte:Agência BOM DIA
PUBLICIDADE