A Vast Infraestrutura, do grupo Prumo, assinou contrato com a Repsol para realizar operações de transbordo abrigado (double banking) no terminal de petróleo (T-Oil) da Vast, localizado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O acordo permitirá a exportação de óleo cru da Repsol por meio de navios classe Suezmax e VLCC, ampliando também as oportunidades de trading.
Segundo o CEO da Vast, Victor Snabaitis Bomfim, o Brasil exporta atualmente cerca de 1,8 milhão de barris de óleo cru por dia, número que deve ultrapassar 3 milhões na década de 2030, com o T-Oil desempenhando um papel crucial nessa logística. Atualmente, a Vast conta com 11 clientes no setor de petróleo e gás, incluindo Petrobras, Equinor e TotalEnergies.
Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) mostram que o T-Oil foi responsável por 50,2% da movimentação de petróleo nos terminais exportadores do Brasil no primeiro semestre de 2024, com 13,6 milhões de toneladas exportadas, sendo 68% da movimentação do Porto do Açu. O terminal, único no Brasil com capacidade para operar navios VLCC, está localizado perto das bacias de Campos e Santos, e licenciado para movimentar até 1,2 milhão de barris por dia.
PUBLICIDADE