ITAJAÍ - Foi homologada na última sexta-feira a concorrência pública da Secretaria de Portos (SEP), que garante o aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, de 11 para 14 metros. Após as obras, os portos de Itajaí e Navegantes poderão receber navios maiores, com até 600 contêineres carregados a mais cada. A vencedora foi a Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda, com o custo aproximado de R$ 55 milhões.
O aviso foi publicado no Diário Oficial da União. O valor ficou abaixo do estimado pela SEP, que esperava um gasto de R$ 64 milhões com o aprofundamento. Oito empresas participaram do processo licitatório, aberto pela Secretaria de Portos da Presidência da República.
A obra faz parte das ações incluídas no Programa Nacional de Dragagem (PND), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, se a licitação não fosse homologada ainda neste ano, devido a recurso impetrado pela empresa Bandeirante Dragagens, que foi desclassificada, o município perderia os recursos. O aprofundamento dos canais de acesso e bacia de evolução inicia e termina no ano que vem.
Fonte: Diário Catarinense
PUBLICIDADE